terça-feira, 26 de abril de 2011

Pecado de Onan - 89x118cm - acrilica sobre tela - a venda




Os Signos de Darnel

A criatura humana relaciona-se com o mundo através de signos.Marcone Darnel tomou o caminho do signo visual para criar pontes entre o seu mundo interior e a cultura humana que o cerca.Marcone Darnel é um pintor-desenhista, arquiteto, ativo no mundo semiótico, inscrito na década de 90. A sua obra está impregnada de signos que ele inventa num jogo constante e compulsivo.

Nas suas criações, o signo interroga, dialoga ou simplesmente impôe sua lógica visual. Uma rigorosa busca gráfica de signos pretos sobre papel prepara as pinturas. Intermediando o "desgino" e a pintura, apresenta-se a cor como uma evolução paralela.Atravessou, com suas buscas visuais icônicas, diversas fases que possuem profunda coerência na sua evolução. Na primeira fase, os signos de antigas religiões, da cultura chinesa, da escrita árabe, alimentam o trabalho para um diálogo com o mundo de Kandinsky.

No presente, responde através de um acurado trabalho formal sem trair o seu mundo pessoal. Limpa o signo. Na melhor tradição pictórica-gráfica, reforçada pela gramática de um Miró, inventa, escolhe, modifica e materializa signos que vão de surpresa em surpresa para ele.

Consciente do seu mundo simbólico, marcone Darnel sabe administrar as perdas advindas das escolhas feitas, diante de uma cultura externa, que na maioria das vezes, castiga mais o criador do que o estimula a fazer o seu caminho rumo a autonomia.



Círio Simon

Professor de História da Arte da UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sex Symbol




Manamariana - 108x90cm - acrilica sobre tela - vendida